Prefeitura de Jaguariaíva licita salas e quiosques da Galeria do Pessa

23/11/2121

Jaguariaíva – A administração municipal realiza no dia 30 deste mês, às 10 horas, a licitação para concessão de direito real de uso a título oneroso de imóveis remanescentes no Mercado Municipal – Galeria do Pessa. Serão licitadas nove salas comerciais e quatro quiosques, com valores iniciais mensais de locação que variam de R$76 reais (quiosques) a R$2.929,42, conforme o tamanho do espaço.

Por se tratar de um espaço de incentivo à economia e também do fomento à recepção turística e lazer, as atividades econômicas a serem exploradas estão pré-definidas. Com isso, entre as nove salas comerciais, três destinam-se à alimentação em geral, duas para lanchonete, uma para produtos eletrônicos, duas para artesanato e uma para sorveteria. Os quatro quiosques são de comercialização livre. Será julgada a proposta que atingir a maior pontuação técnica cumulativamente com a oferta de maior valor mensal. Os contratos serão de cinco anos, prorrogáveis por igual período. Propostas devem ser protocoladas até as 9h30 do dia da licitação.

Mais informações sobre esta concorrência pública, de número 06/2021, podem ser obtidas no Departamento de Compras e Licitação da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, no Centro Administrativo Prefeito Otélio Renato Baroni, na Cidade Alta, ou pelo telefone 3535-9400, ramal 9407.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva

Foto: Divulgação

Leia Mais Em:

https://folhapr.com.br

Campanha Cada Atitude

23/11/2121

Arapoti – Cidadania engloba o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo. Cidadania também é ter amor por onde se vive, e por isso é importante que todos cuidem dos espaços públicos.

Com essa motivação, duas servidoras já aposentadas da Prefeitura limpam periodicamente a bica d’água localizada na Rua José Alvarez, esquina com a Rua Tiradentes, na Vila Romana. Munidas de vassouras, enxadas e outros apetrechos, Dona Rosilene e Dona Cleusa recolhem as folhas que caem das árvores, esfregam a calçada e o curso d’água desenhado em concreto, onde naturalmente se formam limos e acumulo de sujeira. Como no dito popular: A palavra convence, mas o exemplo arrasta! Por isso, a Prefeitura Municipal de Arapoti parabeniza essas cidadãs pela iniciativa, que valoriza o lugar em que vivemos e demonstra seu carinho por seu bairro e sua cidade, a qual essas duas mulheres serviram e continuam servindo amorosamente.

Se cada atitude conta, o que dizer da ação dessas duas servidoras aposentadas?

Cada Atitude Conta – Campanha desenvolvida em parceria entre Prefeitura Municipal de Arapoti e BO Paper, a ação tem o intuito de conscientizar a população do município sobre sua parcela de responsabilidade para que nossa cidade seja um lugar ainda melhor para viver.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapoti.

Foto: Divulgação

Leia Mais Em:

https://folhapr.com.br

Motorista atropelou ciclista, deixou passageiro para prestar socorro

10/11/2121

Arapoti – Na tarde desta terça-feira, 09, Manuel do Rosário Rodrigues, 56 anos, morreu após ser atropelado enquanto atravessava a Avenida Romana Carneiro Kluppel no bairro Vila dos Funcionários com sua bicicleta. Ele foi atingido por um veículo que supostamente estaria trafegando em velocidade acima do permitido para a via.

Após a colisão, o motorista teria deixado o passageiro para prestar socorro e se retirou do local do acidente. Manuel não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. A Policia Militar (PM) foi acionada e prestou o atendimento com os soldados Cunha e Ferraz, isolando o local. Conforme relato de testemunhas, o ciclista foi atravessar a via e não percebeu a vinda do automóvel, mesmo sendo alertado por populares que presenciaram a colisão fatal.

Equipes do SAMU e da Polícia Civil também estiveram presentes. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Ponta Grossa por volta das 20h. O condutor já foi parcialmente identificado pelas testemunhas e o caso está nas mãos dos investigadores da Polícia Civil que esperam localizar o indivíduo nas próximas horas.

Foto: Divulgação

Leia Mais: https://folhapr.com.br

Rede municipal de ensino realiza matrículas e rematrículas neste mês

10/11/2121

Jaguariaíva – A administração municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), informa que estarão abertas, entre 17 e 22 de novembro, as rematrículas na rede municipal de ensino. Já as matrículas para novos alunos e os que fizeram o pré-cadastro, ocorrem entre 23 e 26 de novembro.

Para a renovação de matrícula os documentos necessários são cópia de talão de luz e declaração de vacina, ambos atualizados. Já os pais ou responsáveis que fizeram em outubro, via internet, o pré-cadastro de intenção de matrícula de crianças de 4 e 5 anos deverão comparecer nas instituições definidas no pré-cadastro, para confirmar a matrícula.

Para as novas matrículas e confirmação do pré-cadastro, além desses dois itens, os pais ou responsáveis devem apresentar cópia de sua carteira de identidade – RG e CPF (Cadastro Pessoa Física). Se a matrícula for em Cemei, será necessária uma declaração de trabalho em empresa ou como autônomo.

Do aluno, para as rematrículas serão pedidas cópias de certidão de nascimento, RG e CPF (caso tenha), declaração de vacina, comprovante de beneficiário do Programa Bolsa Família (se possuir) e do cartão SUS. Para alunos de Cemei’s, que irão ingressar na Educação Infantil – Infantil V, será preciso ainda declaração de matrícula e freqüência.

Aqueles que forem se matricular em turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) precisarão de cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento ou da carteira de identidade (RG).

Leia Mais: https://folhapr.com.br

Criminosos furtam toda fiação elétrica de escola de Arapoti

10/11/2121

Arapoti – Na manhã desta segunda-feira, 08, os professores e alunos da Escola Municipal Dona Zizi no bairro Jardim Ceres foram surpreendidos com uma nova modalidade de furto. Toda a fiação elétrica da instituição foi levada, impedindo que os alunos pudessem ter suas aulas.

A Dona Zizi já foi vítima de diversos furtos e atos de vandalismo durante os últimos anos, mas esta foi a primeira vez que os criminosos levaram fios elétricos. O vereador Jean Carlos Klichowski que também é professor na escola expôs a situação em rede social.

“Infelizmente a Escola Dona Zizi foi alvo de furto mais uma vez de toda a fiação das salas de aula, em razão disso as aulas presenciais serão suspensas na terça e quarta-feira. Lamentável” escreveu o parlamentar em tom de desabafo pela situação.

Uma das principais demandas pedidas pela comunidade acadêmica é a instalação de câmeras de monitoramento e a colocação de vigias como forma de inibir a ação de marginais.

Leia Mais: https://folhapr.com.br

Usuários do SUS são convocados para atualização de cadastro

10/11/2121

Jaguariaíva – A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), retoma nesta segunda-feira, 08, a campanha para atualização do cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante os próximos meses, as equipes atualizarão os dados dos usuários no Sistema de Informatização do SUS.

Segundo informações da SEMUS, a atualização cadastral é uma determinação do Ministério da Saúde, que estabeleceu um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção primária à Saúde no âmbito do SUS, Programa Previne Brasil, por meio da alteração da Portaria de Consolidação número 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. Ou seja, o atendimento a este chamado de recadastramento é essencial para viabilizar todos os atendimentos em Saúde no município, inclusive aplicação de doses de vacinas de qualquer tipo.

Mesmo para quem não utiliza os serviços do SUS para atendimentos clínicos é recomendável a atualização de cadastro e vinculação à equipe de saúde. A SEMUS esclarece que o registro auxiliará o Ministério da Saúde a reconhecer a população de cada município, além de facilitar o acesso ao atendimento, caso o munícipe precise de algum serviço do SUS, como as vacinas.

Nos meses seguintes, os agentes comunitários de saúde farão visitas residenciais para verificação do cadastramento dos usuários, quando deverão ser fornecidos dados pessoais e de saúde, o que permitirá a identificação da pessoa no sistema.

Como se cadastrar

A atualização dos cadastros será feita na Semus (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30), Cidade Alta, e na Unidade Básica de Saúde Dr. Domingos Cunha (das 8h às 12h e das 13h às 21h), no Santa Cecília. É preciso apresentar documento original com foto, CPF e comprovante de residência no nome do usuário, cônjuge ou responsável. O título de eleitor de Jaguariaíva poderá ser solicitado para comprovação de residência. A Semus informa que vai contar com jovens aprendizes supervisionados para esta ação, não sobrecarregando assim os profissionais das unidades com esta força-tarefa.

Assessoria de Comunicação

Atualização será feita na Secretaria Municipal de Saúde e UBS Dr. Domingos Cunha. Foto: Divulgação

Leia mais em: https://folhapr.com.br

Jaguariaíva promove campanha “Outubro Rosa” com mutirão de exames

08/10/2121

Jaguariaíva – Realizada desde a década de 90 no mundo todo, a campanha “Outubro Rosa” tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre os riscos do câncer de mama e a necessidade da realização de exames preventivos anualmente. Entretanto, como o mês é voltado à saúde da mulher, e com o aumento expressivo de casos de câncer de colo de útero, a campanha abrangeu também exames voltados a detecção desse tipo de câncer.

Neste ano, a administração, através da Secretaria Municipal de Saúde, ampliará a campanha para os sábados, 16 e 23/10, quando serão realizados mutirões de exames, sem necessidade de agendamento. Serão disponibilizados os seguintes exames: preventivo de colo de útero, testes rápidos, exame clínico de mamas e solicitação de mamografia.

De acordo com a secretária Amália Cristina Alves, assim que os resultados ficam prontos, a paciente é avisada e poderá estar marcando uma consulta com um profissional. As mulheres que optarem por realizar os exames durante a semana podem procurar as unidades de saúde e agendar a coleta de exames. O serviço é oferecido durante o ano todo no município.

Se detectados precocemente, os tumores iniciais têm chance de cura de 90% a 95%, por isso a importância dos testes diagnósticos.

As Doenças

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. Neste ano, a estimativa é de 66.280 novos casos.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres – atrás apenas do de mama e do colorretal – e a quarta causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil.

A doença, entretanto, pode ser descoberta durante exame de rotina e atinge altas taxas de cura quando detectada e tratada no início.

Bolsa Família: Atualização Cadastro Único deve ser feita a cada 2 anos

07/10/2121

Arapoti – A Secretaria Municipal de Assistência Social alerta para a necessidade de se atualizar o Cadastro Único a cada dois anos. Para realizar essa atualização basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.

Osicléia Carneiro, secretária de Assistência Social, ressalta que manter o Cadastro Único atualizado é essencial para ter acesso ao Programa Bolsa Família, política social de transferência de renda com importante efeito na redução da pobreza, reduzindo a desigualdade social. “Através do acesso ao Bolsa Família o beneficiário possui mais autonomia e poder de compra, promovendo a melhoria de vida das famílias.

Cadastro Único – Regulamentado pelo Decreto nº 6.135, 26/06/2007, se tornou o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

O Ministério da Cidadania é o gestor responsável, e a Caixa Econômica Federal é o agente operador que mantém o Sistema de Cadastro Único.

Podem se inscrever no Cadastro Único:

– Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
– Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos; ou
– Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em outros programas sociais mais específicos da esfera Estadual/Federal.

Pessoas que moram sozinhas podem ser cadastradas. Elas constituem as chamadas famílias unipessoais.

Pessoas que vivem em situação de rua — sozinhas ou com a família — também podem ser cadastradas. O caminho nesse caso é perguntar nos CRAS como fazer para ser incluído no Cadastro Único.

– As Pessoas inscritas no Cadastro Único assumem o compromisso de prestar informações verdadeiras e atuais sobre sua faamília.

CRAS CENTRAL – Av: Telêmaco Carneiro, 362, centro. Telefone (43) 3512-3040

CRAS VILA FUNCIONÁRIOS – Rua José Fernandes Soares da Silva, 298. Telefone (43) 3512-3074

CALÓGERAS – Rua Prof. Joana Cristina Lopes, s/n. Telefone (43) 3617-1195

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapoti

Leia Mais Em: https://folhapr.com.br

Governo notifica 627 mil pessoas a devolver auxílio emergencial

05/10/2121

O Ministério da Cidadania vai notificar, até esta terça-feira (5), 650 mil pessoas a devolver, voluntariamente, os recursos recebidos por meio do auxilio emergencial, programa que atende pessoas em situação de vulnerabilidade, afetadas pela pandemia de covid-19.

As mensagens de celular, tipo SMS, estão sendo enviadas desde ontem (4) pelos números 28041 ou 28042. “Qualquer SMS enviado de números diferentes desses, com este intuito, deve ser desconsiderado”, alertou o ministério.

De acordo com a pasta, as mensagens são para trabalhadores que receberam recursos de forma indevida por não se enquadrarem nos critérios de elegibilidade do programa ou que, ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), já geraram documento de arrecadação de receitas federais (DARF) para restituição de parcelas do auxílio, mas que ainda não efetuaram o pagamento.

Este é o segundo lote de mensagens no ano de 2021. Segundo o ministério, após o envio do primeiro lote de SMS, em agosto, foram devolvidos aos cofres públicos cerca de R$ 40,6 milhões até o dia 21 de setembro. As restituições foram feitas por meio do pagamento de DARF em aberto e pela geração e pagamento de guias de recolhimento da União (GRU).

Entre as pessoas que não atendem aos critérios de elegibilidade estão aquelas com indicativo de recebimento de um segundo benefício assistencial do governo federal, como aposentadoria, seguro-desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm). O grupo inclui também os que tinham vínculo empregatício na data do requerimento do auxílio emergencial e os identificados com renda incompatível com o recebimento do benefício, entre outros casos.

As mensagens enviadas pelo Ministério da Cidadania contêm o registro do CPF do beneficiário, ou NIS, no caso do público do Bolsa Família, e o link para fazer a regularização da situação, iniciado com gov.br. Os avisos serão enviados, exclusivamente, pelos números 28041 ou 28042.

Como devolver

Todos aqueles que receberem a mensagem de texto relativos aos DARFs em aberto deverão efetuar o pagamento ou acessar o endereço eletrônico gov.br/dirpf21ae para denunciar fraude, se for o caso, ou informar divergência de valores.

Quem não tem DARF em aberto, mas tem valores a devolver, precisa acessar o site gov.br/devolucaoaee inserir o CPF do beneficiário. Depois de preenchidas as informações, será emitida uma GRU, e o cidadão poderá fazer o pagamento nos canais de atendimento do Banco do Brasil ou em outros bancos, caso selecione essa opção ao solicitar a emissão da GRU no sistema.

Para denunciar fraudes, o cidadão pode acessar a plataforma fala.br, da Controladoria-Geral da União. Além disso, o Portal da Transparência traz a relação pública de quem recebeu o auxílio emergencial. A ferramenta permite a pesquisa por estado, município e mês, ou por nome e CPF.

Agência Brasil

Leia Mais Em: https://folhapr.com.br

Governador sanciona lei que implementa opção pela educação domiciliar

05/10/2121

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta segunda-feira (4), em ato no Palácio Iguaçu, a lei que implementa a educação domiciliar no Paraná, o chamado homeschooling. O modelo pode ser aplicado para estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio. O projeto, de autoria do deputado estadual Márcio Pacheco, foi assinado por outros 36 parlamentares.

De acordo com o texto, as aulas ficam sob responsabilidade dos pais ou responsáveis, com supervisão e avaliação periódica da aprendizagem por parte da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed). A prática não é obrigatória, cabendo aos responsáveis legais optar por um modelo de ensino. A escolha deverá ser comunicada à Seed, nos termos do artigo 38 da Lei Federal nº 9.394.

“É uma forma democrática para a educação das nossas crianças e adolescentes, dando a opção aos pais de definirem qual formato de aprendizagem eles querem. Aqui no Paraná temos a escola convencional, com aulas de programação, robótica e educação financeira; a escola cívico-militar; e agora o homeschooling. Os pais ou responsáveis é que vão escolher”, afirmou Ratinho Junior.

“Com essa lei o Paraná passará a ser o primeiro estado do País a regulamentar o homeschooling”.

A Seed, por meio de um grupo de trabalho, vai criar mecanismos para a execução da proposta, como a elaboração de um calendário de provas, além de avaliações periódicas para medição do nível de aprendizado dos estudantes. “A Secretaria quer garantir que os alunos estejam sendo educados de maneira regular.

“Para isso, vamos acompanhar muito de perto, com provas, conversas, avaliações e entrevistas com os pais”, disse o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder.

Caberá aos Conselhos Tutelares supervisões periódicas para coibir qualquer tipo de abuso, com objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes. A legislação prevê também a proibição da prática do homeschooling por pais e responsáveis que tenham sofrido condenação pela prática de qualquer crime doloso contra a vida previsto no Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) e na Lei Maria da Penha.

“Não somos contra a escola regular, e sim a favor da garantia de escolha”, disse Pacheco.

O texto estabelece ainda a necessidade de os alunos terem interação social, de no mínimo 8 horas por mês, por meio de atividades coletivas desportivas, religiosas ou de lazer, em espaços públicos ou privados. A participação poderá ser comprovada por matrículas, contratos, diplomas, certificados, recibos e declaração dos pais ou responsáveis, instruídos com filmagens ou fotografias.

HISTÓRICO – O formato surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 e hoje está presente em mais de 60 países. Na América Latina o ensino domiciliar é regulamentado na Colômbia, Chile, Equador e Paraguai. A Associação Nacional de Ensino Domiciliar (Aned) estima que no Paraná mais de 3 mil famílias são adeptas do ensino domiciliar.

É o caso da pedagoga Cibele Scandelari. Ela cuida pessoalmente da educação das quatro filhas, de 11, 8, 5 e 3 anos, desde 2016, e vê muitas vantagens no formato. “Eu sempre quis ser protagonista na educação das minhas filhas, ter essa responsabilidade. Busco uma educação personalizada, respeitando o ritmo de cada uma”, ressaltou. Ela separa o turno da manhã para as aulas e à tarde para a socialização das garotas.

AEN/PR

Operação contra o tráfico resultou na prisão de cinco pessoas

03/10/2121

Arapoti – Neste sábado, 02, a Polícia Civil desencadeou uma operação contra o tráfico de drogas e a receptação de produtos roubados. Cinco pessoas foram presas, sendo quatro homens e uma mulher. Aproximadamente 600 gramas de drogas, entre maconha, cocaína e crack, foram apreendidas.

A Polícia Civil de Arapoti contou com o apoio da equipe de Sengés e cumpriram mandados de busca domiciliar em locais com denúncias de tráfico de drogas, receptação e suspeitos de estarem abrigando foragidos da Justiça. “Os mandados de buscas foram expedidos depois de trabalhos de investigação que apontaram o envolvimento dos investigados com os crimes” declarou o delegado Gumercindo Athayde.

Os investigadores identificaram que, além de ponto de venda de drogas, os responsáveis pelos locais estariam abrigando foragidos há algum tempo, inclusive, um deles teria sido morto em confronto com os policiais da região recentemente depois de cometer vários assaltos em estabelecimentos comerciais.

Em uma das casas, os investigadores encontraram documentos desse rapaz, bem como aparelhos celulares possivelmente tomados em assalto. Um dos aparelhos já foi identificado como sendo o roubado de uma loja de eletroeletrônicos no centro de Arapoti Outros estão tendo a procedência verificada.

Recentemente os policiais já haviam recuperado outros aparelhos em outra ação. Além de aparelhos celulares, também foram apreendidas drogas como maconha, cocaína e crack. Outros produtos foram apreendidos para verificação da origem. Também foi encontrado um procurado com mandado de prisão em aberto escondido em uma das casas. Ao todo, quatro homens e uma mulher foi presa.

Leia Mais Em: https://folhapr.com.br

Polícia Civil realiza operação neste sábado em Arapoti

03/10/2121

Arapoti – A Polícia Civil realiza neste sábado, 02, um operação contra o tráfico de drogas, receptação e cumprimento de mandado de prisão contra foragido da Justiça. Equipes policiais em viaturas estão realizando diversas diligências em diferentes locais do município.

Após a finalização da operação, a Polícia pretende divulgar uma nota à imprensa com detalhes e um balanço dos resultados da ação. Em breve maiores informações.

Leia Mais Em: https://folhapr.com.br

Polícia Civil prende dois elementos em Jaguariaíva

03/10/2121

Jaguariaíva – Na tarde desta quinta-feira, 30, a Polícia Civil deu cumprimento a dois mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário local.Inicialmente foi realizada a prisão de um homem de 22 anos, condenado pela prática dos crimes de furto e roubo, ocorridos no ano de 2018. O homem foi preso no bairro Santa Cecília.

Na sequência, foi realizada a prisão de um homem de 27 anos, localizado no bairro Primavera. No dia 1º de setembro, a sua companheira registrou um boletim de ocorrência em seu desfavor, uma vez que teria sido agredida fisicamente por este com arranhões no rosto, além de requerer medidas protetivas de urgências, as quais lhe foram concedidas. Ocorre que o indivíduo negou-se a deixar a residência em que morava com a vítima, sendo por tal motivo decretada a sua prisão preventiva.

Ambos os homens, após as prisões, foram encaminhados à Cadeia Pública local onde permanecem à disposição do Poder Judiciário.

Foto: Divulgação

Leia Mais Em: https://folhapr.com.br

PM recupera televisor furtado de residência em Arapoti

03/10/2121

Arapoti – Nesta quinta-feira, 30, um indivíduo furtou um aparelho de TV em uma residência e fugiu na sequência. A Polícia Militar (PM) realizou diligências em um matagal e localizou o aparelho de TV que havia sido furtado na rua Ernestina Carneiro no bairro do Bosque.

O televisor estava escondido em meio ao mato. A TV foi apreendida e encaminhada para a Delegacia da Polícia Civil.

Homem leva golpe de facão na cabeça

No início da tarde desta quinta-feira, um homem de 45 anos sofreu um ferimento superficial na cabeça, provocado por um golpe de facão. O incidente aconteceu na rua Luis Binoto no bairro Alphaville.

A vítima foi golpeada durante uma briga entre ele e o agressor, um homem de 63 anos. As partes foram encaminhadas para a Delegacia da Polícia Civil.

Foto: Divulgação/PM
 
Leia Mais Em: https://folhapr.com.br

Clima irregular atrasa o plantio da soja no Paraná

01/10/2121

O clima irregular, pelo segundo ano seguido, provoca o atraso no plantio da safra de soja 2021/22 no Paraná, o que pode comprometer a produção dessa e de culturas que, posteriormente, ocuparão a mesma área. Os detalhes estão no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 24 a 30 de setembro. O documento é preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. A falta de chuvas que se estende praticamente por todo o Paraná ainda não possibilitou avanço significativo da semeadura da soja, ainda que o período autorizado para essa atividade tenha iniciado em 13 de setembro. O levantamento do Deral aponta que, até o momento, foram semeados 407 mil hectares, o que representa 7% do total da área estimada para a safra.

Se comparar com a safra 2020/21, o volume é maior. No mesmo período do ano passado, quando a estiagem já castigava o Estado, apenas 154 mil hectares, ou 3% da área estimada tinham recebido sementes. Ainda que a atual safra esteja em ritmo melhor, o atraso é evidente ao se observar que, no período 2018/19, em fins de setembro, o plantio beirava 1 milhão de hectares. Até o momento, as regiões que mais plantaram foram: Cascavel, com cerca de 177 mil hectares; Pato Branco (63 mil hectares); Toledo (48 mil); Francisco Beltrão (34 mil); e Campo Mourão, com quase 21 mil hectares. A torcida e a expectativa, tanto dos produtores que já semearam quanto daqueles que ainda não o fizeram, são de que as condições climáticas estejam mais homogêneas nas próximas semanas e que a umidade possibilite o plantio e o bom desenvolvimento da lavoura.

AEN/PR

Pré-cadastro de intenção de matrícula de crianças de 4 e 5 que está fora

30/09/2121

Jaguariaíva – A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) realiza entre 1º e 30 de outubro o pré-cadastro via internet de novos alunos com intenção de matrícula nas turmas de Infantil IV e V ano para o ano de 2022.O cadastramento é voltado a crianças com 4 e 5 anos completos até 31 de março do ano que vem. Ele deve ser feito através do site da Prefeitura de Jaguariaíva, no endereço www.jaguariaiva.pr.gov.br, através dos link de internet (clique aqui) para turmas de Infantil V.

O objetivo da administração municipal é levantar o número de crianças em idade pré-escolar que não estão matriculadas e planejar a estrutura para receber todos os alunos que serão beneficiados com o ensino público municipal, além de favorecer o acesso à educação àqueles que estão fora da escola. “Trata-se de uma busca ativa para que possamos identificar as crianças que irão ingressar na rede municipal de ensino no próximo ano letivo, visando atender as metas da universalização da Educação Infantil”, informa a secretária da pasta, Erla Maria Ribeiro de Mello. Segundo a secretária Erla, crianças que já estão matriculadas nos CEMEI’s ou escola da rede municipal de ensino não precisam deste cadastro, visto que a vaga já está assegurada.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva

Leia Mais Em: https://folhapr.com.br

Termina hoje prazo para declarar imposto sobre propriedade rural

30/09/2121

O prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2021 acaba hoje (30). A expectativa da Receita Federal é receber 5,9 milhões de declarações. Pessoas e empresas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título do imóvel rural estão obrigadas a apresentar o documento. Quem não apresentar a DITR no prazo está sujeito a uma multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido.

A declaração deve ser elaborada por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal, e transmitida pela internet. Se, após a apresentação, o contribuinte perceber erros ou falta de informações, poderá enviar uma declaração retificadora. O valor do imposto pode ser pago em até quatro parcelas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma delas pode ser inferior a R$ 50. O imposto de valor inferior a R$ 100 deve ser pago em quota única. Os valores devem ser pagos até o último dia do prazo para a apresentação da DITR.

Instrução normativa

Todas as regras para a entrega da DITR de 2021 foram definidas pela Instrução Normativa nº 2.040/2021, da Receita Federal. De acordo com a norma, também está obrigada a entregar a declaração a pessoa física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2021 e a data da apresentação da declaração, perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural pelo novo proprietário. Para ajudar na declaração, a Receita Federal disponibiliza os núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), uma parceria com instituições de ensino superior que oferece serviços contábeis e fiscais à população. Durante a pandemia, também há núcleos operando de forma remota. Os locais de atendimento e os respectivos contatos estão disponíveis na página da Receita Federal.

Agência Brasil

Termina hoje prazo para declarar imposto sobre propriedade rural

30/09/2121

O prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2021 acaba hoje (30). A expectativa da Receita Federal é receber 5,9 milhões de declarações. Pessoas e empresas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título do imóvel rural estão obrigadas a apresentar o documento. Quem não apresentar a DITR no prazo está sujeito a uma multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido.

A declaração deve ser elaborada por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal, e transmitida pela internet. Se, após a apresentação, o contribuinte perceber erros ou falta de informações, poderá enviar uma declaração retificadora. O valor do imposto pode ser pago em até quatro parcelas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma delas pode ser inferior a R$ 50. O imposto de valor inferior a R$ 100 deve ser pago em quota única. Os valores devem ser pagos até o último dia do prazo para a apresentação da DITR.

Instrução normativa

Todas as regras para a entrega da DITR de 2021 foram definidas pela Instrução Normativa nº 2.040/2021, da Receita Federal. De acordo com a norma, também está obrigada a entregar a declaração a pessoa física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2021 e a data da apresentação da declaração, perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural pelo novo proprietário. Para ajudar na declaração, a Receita Federal disponibiliza os núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), uma parceria com instituições de ensino superior que oferece serviços contábeis e fiscais à população. Durante a pandemia, também há núcleos operando de forma remota. Os locais de atendimento e os respectivos contatos estão disponíveis na página da Receita Federal.

Agência Brasil

Bruno Henrique repete a dose, Fla bate Barcelona e pega Palmeiras na final

30/09/2121

Em mais uma noite inspirada de Bruno Henrique, autor dos dois gols na vitória de hoje (29) por 2 a 0 sobre o Barcelona (EQU), no Estádio Monumental, em Guyaquil (EQU), o Flamengo repetiu o placar obtido no Maracanã e garantiu seu lugar na final da Libertadores. No dia 27 de novembro, o Rubro-Negro tenta o tri diante do Palmeiras, no Centenário, em Montevidéu.

Diante de um rival que não abriu mão de tentar jogar e que foi empurrado por sua torcida, o time de Renato Gaúcho foi cirúrgico para liquidar a fatura em bolas bem trabalhadas que resultaram nos gols do camisa 27.

Confirmado em mais uma decisão, o Fla volta suas atenções para o Brasileiro. No domingo (3), a equipe recebe o Athletico, às 16h, no Maracanã. O time hoje ocupa a quarta colocação, com 11 pontos e dois jogos a menos que o líder Atlético-MG.