Ex-prefeito de Arapoti morre em decorrência da Covid-19

24/01/2121

Arapoti – Na noite desta sexta-feira, 22, o ex-prefeito Emílio Carneiro Kluppel faleceu em decorrência de complicações da Covid-19. Ele estava internado no Hospital Geral da Unimed em Ponta Grossa. Emílio tinha 86 anos e foi prefeito de Arapoti por dois mandatos. Ele era irmão do também ex-prefeito Emiliano Carneiro Kluppel.

A Prefeitura de Arapoti decretou luto oficial de três dias. “É com grande pesar e profunda tristeza que recebemos a notícia de falecimento agora há pouco, do Ex-Prefeito Emílio Carneiro Klüppel.A Administração Pública Municipal, presta solidariedade aos familiares e amigos por esta irreparável perda” informou a nota divulgada pela prefeitura.

Emílio Carneiro Küppel foi eleito por duas vezes Prefeito de Arapoti, sendo seu primeiro mandato de 1964 a 1969 pelo PTB e, posteriormente, seu segundo mandato de 1973 a 1977 desta vez pelo Arena.

Após entrar para a história política da cidade, mesmo sem voltar ao cargo de Chefe do Executivo, Emílio Carneiro Küplel continuou dedicando sua vida ativamente em favor da comunidade, dedicação esta reconhecida em 2005 quando recebeu o título de Cidadão Benemérito de Arapoti.

https://folhapr.com.br/2021/01/23/ex-prefeito-emilio-kluppel-morre-aos-86-anos-em-decorrencia-da-covid-19/

Jaguariaíva recebe doses da Coronavac e inicia vacinação

24/01/2121

Jaguariaíva – Chegou na tarde desta terça-feira (19), o primeiro lote de vacinas contra a covid-19. A imunização dos primeiros trabalhadores de saúde jaguariaivenses começará nesta quarta-feira dia 20, às 8h, de forma volante nos postos de trabalho dos profissionais a fim de evitar aglomerações.

O lote chegou à Secretaria Municipal de Saúde e foi recebido pela prefeita, Alcione Lemos, vice-prefeito, Adilson Passos Felix, e pela secretária municipal de Saúde, Amália Cristina Alves, das mãos da enfermeira responsável pelo Departamento de Vigilância em Saúde, Gisele Marins. Na mesma oportunidade ocorreu a vacinação da enfermeira, Maria Augusta Rodrigues Silveira, primeira pessoa a ser vacinada no município.

O momento foi de grande emoção e a prefeita Alcione afirmou que a esperança renasce para todos com a chegada da vacina. “Este é uma dia histórico e muito marcante para todos nós brasileiros, seres humanos, já que o mundo todo luta contra essa pandemia há quase um ano. Contudo, agora, o momento é de paciência e deve continuar sendo de cuidados, pois a vacinação ocorrerá em etapas e até que essa imunização chegue a todos, precisamos nos prevenir e também cuidar de quem amamos”, acrescentou.

De acordo com as doses recebidas, nessa primeira etapa da Fase 1, a estimativa de vacinação é de 240 pessoas, iniciando pelos profissionais vacinadores, idosos e trabalhadores da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) – Lar Bom Jesus, e trabalhadores de saúde da linha de frente de atendimento ao Covid-19, profissionais estes que atendem no Hospital Municipal Carolina Lupion e Unidade Básica de Saúde Dr. Domingos Cunha.

Com base nas recomendações e orientações da Secretaria Estadual de Saúde(SESA), o município concluirá ainda essa semana o Plano Municipal de Vacinação contra a COVID-19, que após aprovado será divulgado à população.

Importante destacar que o que determinará o avanço das fases de operacionalização do Plano Municipal de Vacinação será a quantidade de doses de vacina e insumos disponibilizados ao município, no decorrer das próximas semanas.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva

https://folhapr.com.br/2021/01/19/jaguariaiva-recebe-doses-da-coronavac-e-inicia-vacinacao/

Enfermeira recebe primeira dose da vacina em Jaguariaíva. Foto: Divulgação

Vacina chega a Arapoti e enfermeira é a primeira a receber uma dose

24/01/2121

Arapoti – Na tarde desta terça-feira, 19, 207 doses da Coronavac chegaram ao Hospital Municipal 18 de dezembro vindas da 3ª Regional de Saúde do Estado do Paraná. A enfermeira Cristina Aparecida Ribeiro foi a primeira arapotiense a receber a aplicação no município, dois dias após a aprovação para uso emergencial da vacina pela Anvisa em todo o país.

Neste primeiro momento a vacina será aplicada nos profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao Covid-19 e também em idosos e profissionais do Lar Recanto do Idoso. “Muito emocionante. Essa vacina vem trazer uma esperança para todos nós. Estamos muito contentes e esperançosos de que tudo vai melhorar daqui para a frente” falou o prefeito Irani Barros.

Além do prefeito, estiveram presentes no histórico momento, o vice-prefeito Jan Pot (Potinho), a Secretária de Saúde, Andrea Cristina Silva, a Chefe da Epidemiologia, Márcia Giglio e a enfermeira-chefe, Emiliane Klichowski.

https://folhapr.com.br/2021/01/19/vacina-chega-a-arapoti-e-enfermeira-e-a-primeira-a-receber-uma-dose/

Jr.Fazera Wanderley Foto: .vacina dadose primeirarecebe Enfermeira

Patrola perde o controle e invade casa no Jardim das Crianças

08/01/2121

Arapoti – Na tarde desta quinta-feira, 07, uma máquina patrola, que fazia serviço na avenida Romana Carneiro Kluppel, perdeu o controle e invadiu uma residência localizada na esquina com a rua Antônio de Souza, no bairro Jardim das Crianças. Apesar da destruição, ninguém se feriu gravemente.

De acordo com relatório divulgado pela Polícia, a proprietária da casa informou que por volta das 15h a máquina perdeu o controle, derrubou o portão e as paredes da residência onde estavam a sala e um dos quartos, causando enormes prejuízos a toda a estrutura.

A mulher não soube informar aos policiais quem era o condutor do veículo. Os policiais também não conseguiram localizar o responsável pela operação do maquinário para tentar saber o motivo que levou o mesmo a perder o controle.

De acordo com o delegado Gumercindo Athayde, a empresa responsável pela patrola se comprometeu com a dona da residência atingida a arcar com todos os prejuízos.

https://folhapr.com.br/2021/01/08/patrola-perde-o-controle-e-invade-casa-no-jardim-das-criancas/

Polícia prende segundo responsável pelo assassinato de pai e filho em

08/01/2121

Jaguariaíva – Após a prisão de um dos autores do crime ocorrido em um mercado no bairro Primavera no dia 16 dezembro, no qual foram vitimados o proprietário do estabelecimento e seu filho, a Polícia Civil intensificou as investigações com o objetivo de descobrir o atual paradeiro do segundo autor do latrocínio, tendo, inclusive, solicitado o apoio da população nas buscas.

“Assim, foram recebidas diversas informações da sua possível localização, tendo se verificado que tal indivíduo encontrava-se na Região Metropolitana de Curitiba. Deste modo, nossa equipe de investigações da Polícia Civil de Jaguariaíva estava tentando obter maiores dados em relação ao exato local em que tal indivíduo se encontrava, para então dar cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido em seu desfavor” explicou o delegado Derick Moura Jorge.

Ele afirmou que a ampla divulgação dos dados do investigado, foi determinante para que, no final desta quarta-feira, 06, o foragido Robert Willian dos Reis, 20 anos, se entregasse na Delegacia de Polícia de Fazenda Rio Grande, acompanhado por seu advogado. “O jovem foi preso e encaminhado à Cadeia Pública daquele município, havendo a possibilidade de ocorrer a sua transferência para a Cadeia Pública de Jaguariaíva nos próximos dias” esclareceu o delegado.

https://folhapr.com.br/2021/01/07/policia-prende-segundo-responsavel-pelo-assassinato-de-pai-e-filho-em-jaguariaiva/

CAPAL completa 60 anos com mais de 3,2 mil associados da história

21/09/2020

Arapoti – Um grupo de 21 produtores rurais holandeses começou em 1960 o que hoje é a Capal Cooperativa Agroindustrial, antes denominada Cooperativa Agro Pecuária Arapoti Ltda. (CAPAL). A cooperativa, que completa 60 anos neste sábado, 19 de setembro, surgiu cinco anos depois de Arapoti se tornar município no Paraná, sendo a base para o desenvolvimento local e regional, com investimento em tecnologia, aumento de produtividade, gestão e infraestrutura e a diversificação da produção.

O gado leiteiro, o cultivo de grãos e proteína animal geraram quantidade e qualidade aos resultados. Atualmente, a CAPAL espera ter aumento de 35% no faturamento, comparado a 2019 (que chegou a mais de R$ 1,4 bilhão), resultado alcançado pelos mais de 3,2 mil associados nos estados do Paraná e de São Paulo.

Matriz da Capal em Arapoti. Foto: Divulgação

“Quando os imigrantes vieram para o Brasil, eles constituíram a cooperativa para que formássemos o tripé, os três pilares que tínhamos na comunidade: a igreja, a escola e a própria cooperativa. Sessenta anos depois, podemos afirmar com toda a certeza que foi atingido o objetivo para o qual ela foi criada. Está situada entre as maiores do Brasil. Quero parabenizar todos os cooperados e colaboradores que estiveram conosco nos bons momentos e nos períodos de dificuldade, sempre lutando pelos melhores resultados”, afirmou Erik Bosch, Presidente do Conselho de Administração da CAPAL.

Nessas seis décadas, a cooperativa viu saltos significativos na forma de se produzir alimentos. No leite, a produtividade conquistou ao longo da história sucessivos acréscimos. A genética apresentou uma elevação, com a escolha do material, que se somou a um manejo eficiente, alimentação de qualidade e bem-estar animal. Atualmente, os associados produzem 131 milhões de litros de leite por ano.

Erik Bosch, presidente do Conselho Administrativo da Capal. Foto: Divulgação

Entre os motivos para essa evolução está a Expoleite, feira com grande relevância no cenário pecuário nacional, por ser uma vitrine para a exposição dos melhores animais, em que ocorrem julgamentos, palestras e troca de experiências. O gado da raça holandesa tem um espaço para ser analisado e comparado, o que motiva seu aumento produtivo. Mais recentemente, os cooperados da CAPAL tiveram acesso ao Catálogo de Touros da Intercooperação, que garante uma seleção das melhores genéticas do mercado. Além disso, como forma de impulsionar a sucessão e a paixão nas crianças, anualmente, dezenas delas participam do Clube de Bezerras, expondo os cuidados com os animais e as formas de manejo.

Lucas Salomons foi presidente da CAPAL entre os anos de 1974 e 1983. Ele se recorda das várias dificuldades por que passou. “À época em que fui presidente foi muito difícil, principalmente devido aos recursos financeiros. Mas, com fé em Deus, conseguimos tocá-la e me orgulho ao ver o tamanho que ela está. Acho muito bom o trabalho que a cooperativa está realizando, se expandindo em áreas onde há pequenos produtores, visando o lado social da cooperativa, em que leva desenvolvimento para o pequeno também”.

Os associados também puderam ver o surgimento do plantio direto, considerada uma revolução da produção agrícola. Com um solo rico em nutrientes, reduzindo erosões, a rotação de cultura otimizou a força do agro. Soja, milho, trigo, feijão entre outras culturas garantem sucesso ao produtor. Na última safra, foram contabilizados 147 mil hectares assistidos, gerando 370 mil toneladas de soja, 110 mil toneladas de milho e mais de 170 mil sacas de café. Ao todo, em 2020, serão 730 mil toneladas de grãos colhidos pelos cooperados e entregues nos seus armazéns da Cooperativa.

Assim, a produção pode ser comercializada a granel e uma parte vai para a fábrica de ração. Os produtores geraram cerca de 31 mil toneladas de carne suína. Já o consumo de ração ultrapassa 200 mil toneladas.

Industrialização

“Gostaria de parabenizar a nossa cooperativa pelos seus 60 anos. Estou junto da cooperativa há 12 anos, quando fui o primeiro agricultor da região de Buri a ingressar na unidade de Taquarivaí (SP). Todas as cooperativas do Paraná são exemplos para o Brasil, e a CAPAL não é diferente disso. Minha alegria em cumprimentar todos os cooperados, novos e mais antigos, por esses 60 anos”, destaca o cooperado Frederico D’Ávila.

A história da cooperativa também foi motivada pela verticalização da produção. Não bastava apenas produzir na terra, mas, sim, causar transformação do que é produzido. Nesse sentido, a CAPAL seguiu dois caminhos: marcas próprias e a intercooperação. No primeiro, a cooperativa atua com as marcas de ração – para cães, bovinos leiteiro e de corte, suínos, aves e suplementos – e sementes. Esta teve um ganho especial em 2019 com a aquisição de uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) em Wenceslau Braz (PR). A marca de sementes, agora, está com embalagens e logomarca reformuladas.

Essa aquisição se juntou, também em 2019, ao movimento de assumir o controle de duas cafeeiras no município de Pinhalão, também no Paraná. A cooperativa comercializa as marcas próprias Robusto e Jucafé. Somado a isso, a CAPAL administra um posto de combustível, 18 lojas agropecuárias, unidades de recepção e secagem e um TRR (Transportador, Revendedor e Retalhista de combustível), que saltou de 60 mil litros de capacidade para 240 mil litros este ano.

Com o selo Unium, pelo sistema de intercooperação com a Frísia e a Castrolanda, a CAPAL também industrializa e comercializa produtos lácteos (marcas Colônia Holandesa, Colaso e Naturalle), de trigo (Herança Holandesa e Precisa) e carne suína (Alegra), com unidades em Ponta Grossa (PR), Castro (PR) e Itapetininga (SP).

Adilson Fuga, presidente-executivo da Capal. Foto: Divulgação

Adilson Fuga, presidente-executivo da CAPAL, destaca os resultados obtidos. “Quero parabenizar a cooperativa pelos seus 60 anos, mas dar especiais parabéns a todos os nossos colaboradores, cooperados e, principalmente, aos fundadores da cooperativa. É um momento de muita felicidade. A cooperativa vem se desenvolvendo muito nos últimos anos. De 1985 a 1995, a CAPAL tinha três negócios e, hoje, temos mais de 20. A cooperativa vive um momento diferente, de grande expansão, e é fruto de um grandioso trabalho de todos nós”.

Sobre a CAPAL Cooperativa Agroindustrial

Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,2 mil associados, distribuídos em mais de 20 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 70% das operações da cooperativa, produzindo 730 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, milho, café e trigo. A área agrícola assistida chega a quase 150 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 11 milhões de litros, proveniente de 360 produtores com uma média de produção de 2,5 mil litros por dia. Além disso, a cooperativa comercializa mais de 31 mil toneladas de suínos vivos.

https://folhapr.com.br/2020/09/18/capal-completa-60-anos-com-mais-de-32-mil-associados-e-expectativa-do-maior-faturamento-da-historia/

Irani e Potinho são confirmados como candidatos a prefeito e vice

21/09/2020

Arapoti – Na noite desta quarta-feira, 16, em convenção realizada no Ginásio de Esportes Chapelão, os partidos PSDB, DEM, MDB e Solidariedade escolheram o empresário Irani Barros como candidato a prefeito e o ex-vereador e agricultor, Jan Pot (Potinho) como vice.

A coligação dos partidos será denominada de “Com União a Gente Cresce”. A convenção contou com a participação do deputado estadual Alexandre Curi. Também declararam apoio a candidatura através de vídeo os deputados federais Luizão Goulart, Aline Sleutjes e Sérgio Souza e o deputado estadual Paulo Litro.

Ainda por mensagem em vídeo, o ex-prefeito Luiz Fernando de Masi declarou seu apoio a Irani e Potinho. Marcaram presença e compuseram a mesa o ex-prefeito Homar Negrão, os ex-vereadores Zé Limão e Mauro Costa, a representante do MDB, Bianara Nunes, o presidente do PSDB municipal, Eduardo Chaowiche e o empresário Marcos Rizzi.

https://folhapr.com.br/2020/09/16/irani-e-potinho-sao-confirmados-como-candidatos-a-prefeito-e-vice/

Irani e Potinho encabeçam a coligação “Com União a Gente Cresce”

Graciane e Leon confirmados na disputa p/ prefeitura de Jaguariaiva

21/09/2020

Jaguariaíva – Nesta segunda-feira, 14, e terça-feira, 15, mais dois candidatos foram confirmados para as eleições municipais. A diretora do Colégio Nilo Peçanha, Graciane Guimarães, será a candidata do Cidadania à prefeitura e Leon Linsingen o candidato do PRTB. Eles se unem à Alcione Lemos (DEM) e Pedro Mendes (PODEMOS) na disputa ao cargo máximo do Executivo Municipal e foram escolhidos em convenções realizadas na semana passada.

O PRTB realizou convenção virtual na segunda e escolheu o nome de Leon para cabeça de chapa e o do Pastor Adílson Araújo para vice. O PRTB fará coligação com o PTC e terá como slogan de campanha; “Novo Caminho, Uma Nova História”.

Já Graciane foi escolhida em convenção realizada nesta terça na sede da Aciaja. Ela terá como vice na chapa Leomar Farias. O Cidadania não fará coligação com nenhum outro partido e terá como slogan; “Trabalho, Alma e Coração pelo Povo”. O prazo final para as convenções é esta quarta-feira, 16, e se não tivermos nenhuma novidade, Jaguariaíva deverá ter quatro nomes na disputa pelo cargo de prefeito.

Graciane com o vice Leomar. Foto: Divulgação Leon foi escolhido em convenção virtual

Operação policial prende 19 pessoas em Jaguariaiva e Sengés

21/09/2020

Jaguariaíva – Na manhã desta quarta-feira,16, a Polícia Civil de Jaguariaíva e Sengés, coordenada pelo Delegado Derick Moura Jorge, deflagrou a operação “Divisa Integrada”, realizada em conjunto pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados do Paraná e São Paulo, englobando além da Polícia Civil, a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Exército Brasileiro.

O trabalho da Polícia Civil foi o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão preventiva realizadas simultaneamente nos municípios de Jaguariaíva e Sengés. A operação, que contou com auxílio de policiais civis de Castro, Arapoti, Piraí do Sul e Ponta Grossa, teve, ainda, apoio dos grupos especializados conhecidos como Tigre, Cope, Denarc e NOC (Núcleo de Operação com Cães), tendo resultado na prisão de 19 pessoas pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse de arma de fogo, receptação, coação no curso do processo, estupro, roubo e latrocínio, além de serem apreendidas três armas de fogo, maconha, crack, cocaína, LSD e haxixe, R$ 13 mil em dinheiro, diversos cheques totalizando o valor aproximado de R$ 644 mil, bem como apreendidos 4 adolescentes.

“Destaque à investigação realizada pelo Setor de Investigações da Delegacia de Jaguariaíva, que identificou os autores do latrocínio ocorrido no município no último dia 11 de setembro, no qual o senhor Maurilio Hertel, de 70 anos, teve bens de sua propriedade subtraídos, além de haver sido amarrado com cordas, espancado e posteriormente morto por enforcamento” esclareceu o delegado.

Os responsáveis pelo homicídio do idoso, uma mulher de 33 anos e um homem de 30 também foram presos durante a operação policial. Os homens presos na ação foram encaminhados à Cadeia Pública de Jaguariaíva. Já as mulheres foram recolhidas na Cadeia Pública de Sengés.

https://folhapr.com.br/2020/09/16/operacao-policial-prende-19-pessoas-em-jaguariaiva-e-senges/

Convenção confirma Taíco como candidato a prefeito e Biribas vice

21/09/2020

Arapoti – Na noite desta terça-feira, 15, em convenção realizada no Centro Estudantil, o PSL, PL, PSC, PSD, PROS e Podemos oficializou a candidatura de João Altair Alberti (Taíco) a prefeito e a de Valderi Brizola (Biribas) como vice na chapa.

O coordenador da campanha será o ex-vice-prefeito, Edson Santos. O nome da coligação majoritária será; “Renova Arapoti”. Taíco se junta a prefeita Nerilda Penna na disputa pela chefia do Poder Executivo nas eleições municipais que acontecem no próximo dia 15 de novembro.

Nesta quarta-feira, 16, um terceiro candidato deve se unir ao pleito. Irani Barros deve ser confirmado em convenção do PSDB, com o apoio do MDB, DEM e Solidariedade. O provável vice na chapa será Jan Pot (Potinho). A definição acontece no Ginásio de Esportes Chapelão.

Taíco e vice Biribas

https://folhapr.com.br/2020/09/15/convencao-define-taico-como-candidato-a-prefeito-e-biribas-vice/

Prefeita Nerilda Penna confirma candidatura à reeleição

21/09/2020

Arapoti – Em convenção realizada na noite desta quinta-feira, 10, no Centro Estudantil, a prefeita Nerilda Penna foi confirmada como candidata à reeleição pelo PSB. O vice escolhido foi Luiz Cordeiro, ex-diretor do Hospital Municipal 18 de dezembro.

Além do PSB, também integra a coligação majoritária o PP. O slogan da campanha será; “A força do passado, impulsionando o futuro”. A atual prefeita foi o primeiro nome oficialmente lançado na corrida eleitoral para o cargo máximo do executivo arapotiense.

Na próxima semana devem ser oficializadas ainda as candidaturas a prefeito de João Altair Alberti (Taíco), Irani Barros e Divair da Silva.

Prefeita Nerilda terá como parceiro de chapa “Seu Luiz” do Hospital

https://folhapr.com.br/2020/09/10/prefeita-nerilda-penna-confirma-candidatura-a-reeleicao/

DEM oficializa candidatura de Alcione para Prefeitura de Jaguariaíva

21/09/2020

Jaguariaíva – Na noite desta quarta-feira, 09, a convenção municipal do DEM (Democratas) confirmou o nome da atual vice-prefeita, Alcione Lemos e do ex-secretário, Reginaldo Cheirubim, como concorrentes ao cargo máximo do Executivo Municipal para as eleições deste ano. A reunião aconteceu no Capivari Clube de Campo.

Respeitando as normas de distanciamento social e de prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras e álcool em gel, aproximadamente 250 pessoas marcaram presença no espaço que comporta 1.000. O objetivo, segundo a organização da convenção, foi garantir o respeito às normas do decreto municipal.

O encontro contou com a presença dos deputados Pedro Lupion (Federal), Alexandre Curi e Nelson Justus (Estaduais). Por meio de vídeo, o Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, prestaram o seu apoio à candidatura de Alcione.

O prefeito José Sloboda também esteve presente declarando apoio à chapa. Ele é o presidente municipal do DEM. Além do Democratas, comporão a coligação o PP, PSD, PROS e PSL. Alcione é a primeira candidata à prefeitura de Jaguariaíva a oficializar o nome na disputa. Ela é atual vice-prefeita e Secretária de Educação licenciada.

Alcione foi esposa do ex-prefeito Otélio Renato Baroni, falecido em 2013, e que esteve a frente do município entre 2009 até o dia de sua morte. As eleições municipais deste ano acontecem especialmente no dia 15 de novembro, após o adiamento em razão da pandemia do coronavírus.

Reginaldo, Alcione, Pedro Lupion e José Sloboda. Foto: Divulgação Chapa com Alcione e Reginaldo. Foto: Divulgação
https://folhapr.com.br/2020/09/09/dem-oficializa-candidatura-de-alcione-para-prefeitura-de-jaguariaiva/

PM apreende menores com motocicleta e droga em Arapoti

12/08/2020

Arapoti – Na noite desta terça-feira, 11, a Polícia Militar (PM) apreendeu dois adolescentes de 17 anos. Eles estavam trafegando com uma motocicleta na rua José de Almeida, no bairro Jardim Ceres, por volta das 19h45min, quando foram abordados pela equipe de plantão da PM.

De acordo com relatório divulgado pela Polícia, os elementos estavam em atitude suspeita. Durante abordagem dos suspeitos foram identificados os dois adolescentes de 17 anos. Junto a um dos abordados foi encontrada 1 grama de substância análoga ao crack. Os adolescentes foram apreendidos e encaminhados à Delegacia da Polícia Civil para as providências cabíveis.

A motocicleta estava com pendências administrativas e foi removida ao pátio do destacamento da Polícia Militar de Arapoti.

Fonte: PM

Foto: Divulgação/PM

Justiça libera cultos e missas em Arapoti com 30% da capacidade

12/08/2020

Arapoti – Nesta segunda-feira, 10, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) decidiu acatar uma solicitação do Município e determinou a validade do decreto municipal nº 5642/2020, que permite a realização presencial de missas e cultos religiosos restrito a 30% da capacidade dos templos e igrejas.

A decisão em segunda instância foi proferida pelo desembargador Nilson Mizuta e reverteu a proibição dos cultos e missas presenciais que vigoraria até 21 de agosto conforme determinação do Juízo em 1ª instância. Com a decisão judicial, os cultos passam a ser liberados a partir desta terça-feira, 11, porém seguindo as restrições da resolução nº 632/2020 da SESA (Secretaria de Estado de Saúde do Paraná).

Além da restrição de capacidade, todos os membros devem utilizar obrigatoriamente máscaras, todas as janelas e portas devem permanecer abertas e a distância entre os fiéis deve ser de pelo menos 2 metros de distância, com exceção dos membros que morem na mesma residência. Também não estão permitidos o compartilhamento de objetos, como bíblias, hinários, microfones e etc.

TJ-PR liberou a realização com a capacidade de até 30%. Foto: Divulgação

Menor é apreendido com droga e munições no Jardim Ceres

05/08/2020

Arapoti – Na noite desta terça-feira, 04, a Polícia Militar (PM) apreendeu um adolescente de 17 anos no bairro Jardim Ceres. Com ele, foram encontradas 4 gramas de maconha, três munições calibre 22, além de uma quantia em dinheiro.

De acordo com relatório divulgado pela PM, por volta das 19h45min, durante patrulhamento, os policiais perceberam um elemento em atitude suspeita. Quando realizaram a abordagem descobriram tratar-se de um menor de idade. Tanto ele, como todo o material ilícito, foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil para as providências cabíveis.

Fonte: Polícia Militar (PM)

Foto: Divulgação/PM

PM e fiscalização fecham bar na Vila dos Funcionários

05/08/2020

Arapoti – Na noite desta segunda-feira, 03, a Polícia Militar, em apoio a Vigilância Sanitária, acabou com a aglomeração de pessoas em um bar no bairro Vila dos Funcionários. A proprietária do estabelecimento ainda foi multada com R$ 2 mil por desobedecer as normas do decreto municipal em razão do combate ao coronavírus.

De acordo com relatório policial, a PM foi acionada por volta das 23h15min. Ao chegar no local, a equipe composta pelos soldados Allan Mitsuo e Aline Candeo, flagrou diversas pessoas aglomeradas dentro do bar, consumindo bebidas alcoólicas.

Após a dispersão das pessoas do estabelecimento, a Vigilância Sanitária notificou a proprietária, aplicou a multa de R$ 2 mil e fechou o bar.

Foto: Divulgação

https://folhapr.com.br/category/noticias-locais/

Samae amplia rede de coleta de esgoto na Cidade Alta

31/07/2020

Jaguariaíva – O município, através do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) trabalha para universalizar o acesso ao saneamento básico. Nos últimos dias mais uma etapa desses serviços foram concluídas, desta vez na Cidade Alta.

Com recursos próprios, o Samae instalou mais 100 metros de rede de esgoto, beneficiando moradores da Rua Dr. Xavier da Silva. O trabalho foi executado por equipe e maquinário da autarquia.

Segundo informações do Samae, hoje Jaguariaíva atende 95% da população com a rede de esgoto e 99% com água potável. Importante destacar que Jaguariaíva já cumpre essas exigências do novo marco legal do saneamento básico. Instituido pelo Governo Federal, o documento prevê que até o ano de 2033 todos os municípios proporcionem a 99% da população o acesso a água potável e a coleta e tratamento de esgoto para 90% dos cidadãos.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva

Foto: Divulgação

Obras do antigo Jaguar Center alcançam 40%

31/07/2020

Jaguariaíva – A revitalização e ampliação do antigo Jaguar Center está em pleno andamento, ultrapassando os 40% de execução. A obra, orçada em mais de R$ 1,7 milhão, visa proporcionar um espaço de lazer para a população e oportunidades para o comércio e geração de renda.

Já foram feitos serviços de demolição, fundação, estrutura em concreto, tubulações hidráulica e elétrica, paredes de alvenaria, contrapiso e reboco. Cerca de R$ 340 mil já foram investidos na obra, que contempla uma área de 1.300 m2, entre a Rua Rafael Petrucci e Avenida Antônio Cunha. A empresa que executa a obra é a Irmãos Camargo Construção Civil Ltda.

O antigo Jaguar Center será chamado de Beco do Pessa, lugar que deve ser um dos pontos turísticos no centro da cidade. Serão várias salas, sendo a área térrea destinada ao desenvolvimento das atividades comerciais ou institucionais do ocupante.

Segundo o prefeito José Sloboda e a vice Alcione Lemos, a ideia é que esses espaços sejam licitados para locação aos interessados em empreender no ramo de alimentação, como confeitaria e lanchonete, além lojas de presentes, souvenires, eletrônicos de pequeno porte, salão de beleza e barbearia, entre outros. Também será reservado um lugar especial para feira de artesanato local e apresentações artísticas.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguariaíva

Novo espaço se chamará Beco do Pessa. Foto: Divulgação

Elementos armados rendem motorista/roubam caminhão de soja em Arapoti

29/07/2020

Arapoti – Na noite desta quinta-feira, 23, três homens armados roubaram uma carga de soja na rodovia PR-092 no trecho entre Arapoti e Wenceslau Braz. De acordo com relatório divulgado pela Polícia Militar (PM), por volta 21h, os elementos renderam o motorista da carreta, um homem de 52 anos.

Eles levaram o motorista como refém e o liberaram no município de Arapoti. Os criminosos roubaram a carga, abandonaram o caminhão e fugiram. A equipe de plantão da PM chegou a realizar patrulhamento, porém não obteve sucesso em localizar os assaltantes.

https://folhapr.com.br/2020/07/24/elementos-armados-rendem-motorista-e-roubam-caminhao-de-soja-em-arapoti/

Fonte: PM

PM apreende motocicleta com menor após perseguição

29/07/2020

Arapoti – No fim da tarde desta terça-feira, 28, por volta das 17h a Polícia Militar perseguiu um motociclista que fugiu em alta velocidade da abordagem. A perseguição aconteceu entre o centro da cidade e o bairro Vila Nova.

Os soldados da PM, Alan Mitsuo e Aline Candeo, iniciaram a busca após tentarem abordar uma motocicleta que trafegava na Avenida Avelino Vieira sem placa e com farol dianteiro danificado. Ao perceber a viatura, o motociclista fugiu, dirigindo perigosamente, efetuando ultrapassagens em alta velocidade, até ser contido na rua Manoel Dias Martinez, no bairro Vila Nova.

Ao abordarem o condutor, descobriram tratar-se de um adolescente de 14 anos. Além de não possuir placa, o veículo estava com o número do chassi suprimido. A moto foi apreendida e encaminhada ao pátio do destacamento da PM. A Polícia Civil fará a perícia para descobrir é ou não proveniente de furto.

O menor também foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil para as providências cabíveis.

https://folhapr.com.br/2020/07/28/pm-apreende-motocicleta-com-menor-apos-perseguicao/

Fonte: Polícia Militar

Motocicleta apreendida. Foto: Divulgação/Polícia Militar

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Cidade FM 87.9

Cidade FM 87.9

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Jorge & Mateus

Ranking

02.

Marília Mendonça

VIRA HOMEM

03.

Lady Gaga

BLACKPINK - Sour Candy

04.

Marília Mendonça & Maiara e Maraisa

Quero Você Do Jeito Que Quiser

05.

Dilsinho & Luísa Sonza

Malibu || Não Vai Embora

Anunciantes